quarta-feira, 16 de agosto de 2017

PECUARISTAS DISCUTEM SOBRE A RASTREABILIDADE BOVINA


Pecuaristas de todo o estado se reuniram na tarde da últims segunda-feira, 14, na sede da Faeg em Goiânia com representantes da Agrodefesa para debater sobre o projeto de rastreabilidade bovina que tramita no governo estadual. Os diretores do Sindicato Rural de Rio Verde Augusto Martins, José Carlos Cintra, José Cruvinel de Macedo e Sandoval Filho estiveram presentes e questionaram as autoridades quanto aos trâmites do projeto e qual a real necessidade de atribuir mais uma tarefa aos pecuaristas.

O presidente da Agrodefesa, Arthur Toledo e fiscais da agência estiveram presentes e fizeram explicações sobre o projeto, bem como deram exemplos de outros países que já utilizam esse método de rastreabilidade. “Apesar das explicações, os questionamentos foram inúmeros, e os pecuaristas, representantes dos Sindicatos Rurais e formadores de opinião ficaram em dúvida sobre a real necessidade”, afirma o diretor José Carlos Cintra.

O projeto foi bastante criticado por todos os presentes, que discutiram se isso não seria mais uma forma de onerar a classe que já está cada vez mais desgastada. “Precisamos estudar junto as autoridades esse projeto, estou bastante preocupado se isso virar mesmo lei", disse o diretor do SR, Sandoval Filho.

RASTREABILIDADE BOVINA
Foi no final da década de 90 que se iniciaram os primeiros debates sobre esse assunto, mas somente em 2002, quando o MAPA instituiu o Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (SISBOV) viu-se a necessidade da implantação do rastreamento. O SISBOV foi uma exigência da Comissão Europeia e tem como objetivo identificar, registrar e monitorar, individualmente, todos os bovinos e bubalinos nascidos no Brasil ou importados. 

 AÇÕES

Para instruir melhor os pecuaristas e repassar as informações específicas do assunto, o Sindicato Rural de Rio Verde estará participando dos leilões que acontecem na cidade levando o tema para que um grupo maior possa se inteirar e discutir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário